Sinais de Câncer de Pele: Como Identificar!

Para identificar sinais de câncer na pele existe um exame, chamado de ABCD, que é feito a partir da observação das características de manchas e pintas para verificar se há sinais que correspondam ao câncer.

Além disso, o câncer de pele é um dos tipos mais comuns de câncer. Nem todos são mortais, no entanto, o melanoma é uma das variedades mais perigosas. A menos que seja detectado cedo, pode causar a morte. Felizmente, você pode analisar eventuais anomalias com a ajuda desse simples autodiagnóstico.

1. Assimetria

Caso metade da mancha seja diferente da outra metade em seu formato, pode ser um sinal de que a mancha seja, de fato, cancerígena.

Leia também:  Tétano: Sintomas, Causas e Como Fazer o Tratamento!

2. Forma

Caso a mancha de pele seja desigual ou tenha contornos difusos, isso pode ser um sinal de melanoma.

3. Cor

Manchas muito escuras ou de contorno irregular podem ser sinais da doença.

4. Diâmetro

Sinais de Câncer de Pele

Caso o diâmetro da mancha seja maior do que o diâmetro de um lápis comum, você deve prestar atenção nela. No entanto, existem melanomas que são igualmente bem pequenos.

5. Alterações

Sinais de Câncer de Pele

Manchas que mudam de tamanho, forma ou cor precisam ser analisadas com mais atenção.

Caso você tenha percebido manchas e marcas na pele, e não conseguiu chegar a nenhum resultado sobre o quanto elas podem ser perigosas, o melhor a fazer é consultar um dermatologista de sua confiança. Será mais fácil para o especialista determinar se há motivo para preocupação e o tipo de tratamento a ser feito.

Leia também:  Varíola: Causas, Sintomas e Como Fazer o Tratamento!

Para a prevenção e para um diagnóstico mais eficiente do problema, recomenda-se realizar o autoexame uma vez por mês. Observe quais as manchas e marcas que já estavam em seu corpo e examine com cuidado o aparecimento de novas.

Os sinais de câncer de pele podem ajudá-lo a se livrar da doença antes que o câncer possa se espalhar pelo corpo. A maioria dos casos de melanoma progride devido à radiação ultravioleta. Pessoas com pele clara são particularmente suscetíveis aos efeitos da radiação, muito embora a doença possa atingir pessoas de qualquer tipo de pele.

Mantenha sua pele saudável, não esqueça de usar o protetor solar, não deixe seu corpo exposto ao sol por muito tempo, use óculos de sol e faça uma avaliação completa do seu corpo regularmente. Nunca deixe de cuidar da sua saúde!

Leia também:  Infecção Vaginal por Fungo: Sintomas e Como Fazer o Tratamento!

Sintomas de um Fígado Intoxicado Leia também: 9 Sintomas de um Fígado Intoxicado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sinais de Cisto no Ovário

6 Sinais de Cisto no Ovário Ignorados Pelas Mulheres

Dores nos Seios

Dores nos Seios: As Principais Causas e o que Fazer!