Coceira na parte íntima: como identificar e o que Fazer

Sabe aquela coceira na parte íntima indesejada e super chata onde você menos gostaria de estar sentindo coceira? Então, ela pode ter as mais diversas causas e, por mais que seja “normal” sentir uma coceirinha lá embaixo, é sempre bom saber os motivos!

O prurido vaginal (aquela coceira) pode ser causado por coisas bem simples, como a própria menstruação, mas também pode ser um sintoma de algo muito mais agressivo para o seu corpo.

Criamos um guia prático para você identificar os motivos de sua coceirinha, mas lembre-se que quando se trata de sua melhor amiga, é sempre importante fazer uma visita ao médico. Veja aqui no Nutri Saúde principais causas da coceira na parte íntima.

Leia também:  Como Acabar com a Gripe e se Recuperar Rápido!

Coceira na parte íntima

Coceira na parte íntima

1. Vaginose bacteriana

Essa é com certeza a mais comum razão para a tão chata coceira. Pode ser causada por uma desregulação no pH da vagina ou um desequilíbrio das bactérias saudáveis do local. Geralmente vem acompanhado de um corrimento aquoso e com um pouco de odor.

2. Infecção por fungos

Semelhante a vaginose bacteriana, a infecção por fungos. Causada pelos mais diversos motivos, desde estresse até mudanças na dieta, esse tipo de infecção vem acompanhada, além da coceira, de um corrimento branco e espesso.

3. Dermatite ao contato

Essa coceira é causada por conta de uma alergia com produtos que foram encostados na pele sensível. Segundo estudos, produtos aromatizados, em maioria, são os responsáveis por essas irritações.

Leia também:  Como Pôr Fim a Infecção Urinária em 20 Minutos (Passo a Passo)

4. Eczema e psoríase

São doenças genéticas da pele e normalmente se manifestam como vermelhidão e coceira na área da virilha.

5. DST’s

Não precisamos nem falar que essas doenças são grandes causadoras desse tipo de coceira desagradável, não é verdade? Se você sente coceira junto de algum dos sintomas normais com esse tipo de doença, como ardência ao urinar, procure um médico imediatamente!

6. Líquen escleroso

Junto a coceira, aparecem alguns pontinhos brancos na região da vulva. É necessário tratamento médico, assim como o diagnóstico de um profissional para tratar esse tipo de doença.

Remédio caseiro para coceira na parte íntima

Um ótimo remédio caseiro para a coceira na vagina causada pela candidíase é lavar a região íntima com de ervas preparado com alecrim, sálvia e tomilho porque esta mistura possui propriedades antimicrobianas, inibindo também o crescimento excessivo de fungos, além de ter propriedades calmantes e regeneradoras sobre a mucosa da região.

Leia também:  Corrimento Marrom Fora do Período Menstrual

Chá de ervas contra coceira na vagina

Ingredientes

  • 375 ml de água
  • 2 colheres (de chá) de tomilho seco
  • 1 colher (de chá) de alecrim seco
  • 1 colher (de chá) de sálvia seca

Modo de preparo

  • Ferva a água, adicione as ervas e deixe descansar tampado por, aproximadamente, 20 minutos.
  • Coe esta infusão e utilize-a como solução de limpeza da região íntima 2 vezes por dia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Água de Gengibre Para Emagrecer

Água de Gengibre Para Emagrecer 4 kg em 8 Dias

Mau odor na parte íntima

Mau odor na parte íntima: o que pode ser e como evitar